terça-feira, 23 de junho de 2009

Resgate do acervo audiovisual jornalístico da TV Tupi




Fonte: Cinemateca Brasileira (texto publicado em http://www.cinemateca.com.br/)

Como resultado do projeto Resgate do Acervo Audiovisual Jornalístico da TV Tupi, patrocinado pelo Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos coordenado pelo Ministério da Justiça, a Cinemateca Brasileira apresenta um conjunto de imagens de arquivo organizadas em uma base de dados. São reportagens de telejornais veiculados pela TV Tupi, a primeira emissora de televisão do Brasil, que foi inaugurada em setembro de 1950 e encerrou sua programação em julho de 1980.

O Resgate do Acervo Audiovisual Jornalístico da TV Tupi foi um projeto piloto e seu objetivo é difundir uma parcela da coleção através da digitalização de materiais relativos a alguns anos de funcionamento da emissora. A base de dados será atualizada periodicamente, com acréscimo de reportagens e informações. Ao final do projeto, estarão disponibilizadas 125 horas de imagens históricas de variados telejornais da época, como Edição Extra, Diário de São Paulo, Ultranotícias e Repórter Esso, entre outros.

Os textos de locução dessas reportagens eram lidos ao vivo pelos apresentadores. O Arquivo Público do Estado de São Paulo, através de uma Cooperação Técnica com a Cinemateca Brasileira, realiza neste momento a microfilmagem e a digitalização desses roteiros, que também fazem parte do acervo sob a guarda da Cinemateca Brasileira e serão futuramente disponibilizados ao público.

Fazem parte dos procedimentos realizados pela Cinemateca Brasileira o tratamento de película de 16mm em que eram filmadas as reportagens, a digitalização das imagens em movimento, a catalogação que permite pesquisa por vários termos e assuntos, a disponibilização na internet e a futura articulação com os textos de locução. Esse conjunto de ações possibilita a utilização do acervo da TV Tupi como valiosa fonte de pesquisa e de entretenimento, e como banco de imagens de um acervo histórico único.

A Cinemateca Brasileira planeja o desdobramento desse trabalho na perspectiva da abrangência de todo o período de atividades da TV Tupi, por reconhecer o potencial desse acervo na ampliação do acesso a informações audiovisuais a todo tipo de público.

Assista aos vídeos disponíveis em http://www.cinemateca.com.br/

Um comentário: