segunda-feira, 22 de junho de 2009

Diploma obrigatório para políticos

Pode parecer vingança despeitada de jornalista, mas não é. Essa polêmica toda em torno da não obrigatoriedade do nosso diploma me fez pensar em quais funções ele seria realmente indispensável. Eis que os políticos logo me vieram à cabeça.

Seria bem oportuno exigir a obrigatoriedade do diploma para todos os que quiserem exercer cargos públicos para vereador, deputado, senador e até presidente da República. O curso superior: POLÍTICA. Teriam que ser alunos exemplares. Assíduos. Nada de aulas apenas de terça a quinta, como eles fazem ao "trabalhar" em Brasília. As aulas serão de segunda a sexta-feira.

Quem quiser se candidatar a qualquer cargo político, terá que ter cursado uma faculdade com duração de pelo menos 5 anos. Matriz curricular mínima: ética (nos 5 anos!), cidadania, civilidade, responsabilidade social, administração pública, decoro parlamentar, economia, urbanismo, saúde pública, ações educacionais, história do Brasil e Constituição Federal na prática. TCC: projeto prático e exequível para a erradicação de fome, analfabetismo, corrupção ou mortalidade infantil (o aluno escolhe a modalidade) nas cidades brasileiras com menor IDH.

Isso vale para novos políticos e também para as raposas velhas incrustadas em Brasília pela força do hábito e pelo tempo que não os varreu de lá.

Estou em campanha. Diploma para políticos já!

2 comentários:

  1. Estou contigo, Aninha!
    Já estou cuidando do Projeto Pedagógico do curso, já que a matriz você definiu.

    ResponderExcluir
  2. Boa, Lelo. E só vai ter cinemada no fim de cada semestre pra quem tirar 10. Nada de moleza com essas raposas!!!

    ResponderExcluir