quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Sociedade de massa e comunicação de massa

Sociedade de massa
Tem origem no século XIX, com a industrialização. Enormes populações deixam suas cidades e concentram-se nos grandes centros urbanos. População é atraída pelo conforto (transporte, iluminação pública, alimentos, utensílios domésticos), emprego, entretenimento. Vivem em condições de vida subumanas. Forma-se uma massa: grande quantidade de pessoas sem ordenação, sem rosto, amorfas, heterogêneas.
A sociedade de massa carrega os seguintes traços: o homem é reificado, isto é, destituído de qualidades individuais, despersonalizado, coisificado (transformado em coisa, bem de consumo, produto). O homem torna-se alienado da vida e dos projetos de vida, da vida do país, pois não dispõe de tempo livre nem de instrumentos teóricos para exercer a crítica de si mesmo e da sociedade. Não pode nem consumir o que produz porque é mal remunerado.
Outras características da sociedade de massa: idolatram estereótipos, adoram signos, idolatram conteúdos, desde que se tornem espetáculos. Por isso, a estratégia de poder se baseia na apatia e passividade das massas.

Comunicação de massa
No século XIX, a tecnologia das comunicações dá origem à comunicação de massa.
Comunicação de massa é, portanto, o processo industrializado de produção e distribuição de mensagens culturais para a coletividade, por meio de veículos mecânicos (elétricos/eletrônicos), aos públicos que constituem a massa social com o objetivo de informá-la, educá-la, entretê-la ou persuadi-la, promovendo a integração individual e coletiva na realização do bem-estar da comunidade.

Referências bibliográficas:
BELTRÃO, Luiz e QUIRINO, Newton de Oliveira. Subsídios para uma teoria da comunicação de massa. São Paulo: Summus, 1986. P. 21 a 24.
GIOVANNINI, Giovani. Evolução na comunicação. Rio: Nova Fronteira, 1984. P. 23 a 83.

11 comentários:

  1. Dei uma lida por cima em tudo, mas como não tenho muita paciência pra lê no monitor depois imprimo, leio e faço um comentário interessante.


    Fernando Nunes

    ResponderExcluir
  2. adorei sua materia é exelente me ajudou mt em uma pesquisa relacionada as teorias das comunicaçoes de massa para o meu curso de pp...nt 10!!

    ResponderExcluir
  3. adorei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Legal , Me ajudou muito !

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito deste texto e do outro que se refere ao conceito de comunicação. Seu blog e as matérias/artigos me dão suporte para a faculdade.
    Parabéns e obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Gostei, vai me ajudar nos estudos para o vestibular, já que tem algumas coisas que nao estão em apostilar. Obg e parabéns

    ResponderExcluir